MENU
30/12/2022

VERDE - Bandeira Verde - janeiro

Ano Novo se inicia com bandeira tarifária verde em janeiro, sem valor adicional na conta de luz

Com boas condições de geração no País, os consumidores não têm valor adicional desde abril de 2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou nesta sexta-feira (30/12) que será verde a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2023 – não havendo, assim, custos adicionais na conta de luz devido às boas condições para gerar energia.

A boa notícia para os consumidores vem logo após outra decisão da Agência que vai reduzir impactos na conta de luz no ano que vem, como explica o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.

“Temos trabalhado para garantir tarifas de energia cada vez mais justas, o que inclui melhorias contínuas na metodologia das bandeiras e reduções estruturais nos custos, como a que aprovamos ontem”, explica Feitosa, referindo-se à redução de 34,5% no custo da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu e que será contemplada no cálculo das tarifas, realizado anualmente pela Agência.

Por que a bandeira verde significa que não há valores adicionais na conta de luz?

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nos reajustes anuais das tarifas de cada distribuidora. Agora, as bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente.  (Site Aneel – 30/12/2022)

Voltar

FAÇA PARTE

Quer se filiar à Federação?

Solicite seu cadastro em
fecoerusc@fecoerusc.org.br

IR PARA
TOPO