MENU
20/01/2022

Cooperativa de energia dá dicas para evitar acidentes com a rede elétrica

Se quando uma tempestade se aproxima, você costuma não tirar os equipamentos domésticos da tomada porque a sua casa tem para-raios, saiba que esse sistema não é suficiente para evitar acidentes com a rede elétrica. No verão, as chuvas e os raios são mais comuns e aumentam também a necessidade de conscientização sobre o assunto. De olho nisso, a Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, preparou algumas orientações aos cooperados e à população.

O engenheiro eletricista responsável pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte, Felipe Santana May, informa que o recomendado é sempre tirar os utensílios da tomada. “Um para-raios é uma proteção da estrutura, neste caso da casa ou do prédio. Se uma descarga atmosférica atingir a antena ou a rede, o aparelho que estiver na tomada poderá receber a descarga”, reforça ele.

Outros pontos de atenção, destacados pelo engenheiro, são os cabos de televisão por assinatura, parabólicas ou internet. “É comum achar que a internet não tem relação com a energia. Mas retirar da tomada os cabos, evita a queima de equipamentos. Além disso, os chuveiros que possuem componentes eletrônicos, também devem ser retirados da rede”, orienta o profissional.

Para ajudar a aumentar a proteção dos itens de casa, a dica é a aquisição de um aparelho específico. “O DPS é um equipamento de proteção contra surtos e pode ser instalado no quadro geral da residência ou no próprio utensílio. Ele atua como uma proteção a mais. Além disso, o aterramento dos equipamentos com o pino terra, é indispensável. É comum tirar o pino central ou o terceiro pino das tomadas, mas ele é justamente a proteção”, garante May.

Outra prática comum nesta época do ano é a instalação de novos aparelhos de ar condicionado e chuveiros, por exemplo. Esse incremento no consumo de energia deve ser informado à distribuidora. “Procure sempre um profissional habilitado e treinado para fazer instalações elétricas. E ao aumentar a carga, informe à distribuidora para que ela possa calibrar o fornecimento, de acordo com a necessidade do consumidor, que no nosso caso também é cooperado”, orienta Felipe.

Árvores respondem por mais de 70% das quedas de energia e acidentes

O engenheiro da Cerbranorte alerta ainda para um dado importante: mais de 70% das ocorrências de falta de energia registradas pela Cooperativa durante temporais, se devem à vegetação alta próxima à rede. “Eucaliptos e outras árvores grandes não devem ser plantadas perto da rede de energia. E a poda constante também é necessária para a vegetação que já existe”, reforça ele.

Fonte: Redação Engeplus

Colaboração: Giovana Pedroso Comunicação 

Voltar

FAÇA PARTE

Quer se filiar à Federação?

Solicite seu cadastro em
fecoerusc@fecoerusc.org.br

IR PARA
TOPO