MENU
24/06/2021

Informes notícias setor energético

MME - Relatório - Escassez da água

Tendo em vista a severa situação hidrológica do País, o Ministério de Minas e Energia (MME) e instituições setoriais vêm implementando ações que garantam o fornecimento de energia elétrica para a população brasileira, visando, sobretudo, a sustentação do crescimento econômico. Em sintonia e permanente diálogo com entidades governamentais e da sociedade civil, o MME trabalha de modo que os impactos sejam os menores possíveis na vida do cidadão.

Dentre as ações avaliadas pelos órgãos envolvidos, está uma Medida Provisória que visa fortalecer a governança do processo decisório, possibilitando maior agilidade, segurança jurídica e total respeito às competências de todas as instâncias.

Desta forma, o MME esclarece que não estão sendo tomadas quaisquer medidas objetivando o racionamento de energia elétrica no País.

Todo o trabalho tem sido realizado de forma transparente, sinérgica e tempestiva, buscando o uso racional dos recursos hídricos e da energia elétrica, permitindo que o País passe por esta conjuntura crítica com serenidade e sem alarmismos.

É desta forma que o “relatório” trata a matéria.

 

MME - Profissões do Futuro na Energia 

Estudo publicado pelo Ministério de Minas e Energia - sobre profissões do futuro - na área de energia, sinaliza que a modernização do setor traz desafios na formação desses profissionais.

De acordo com o estudo, as mudanças no setor exigem novas competências profissionais, o que acaba por impactar no campo da educação, pedindo alinhamento entre as novas demandas do setor e a oferta de cursos no país.

Quanto a oferta atual de formação, o estudo aponta que a maioria dos currículos está defasado, precisando incluir aspectos das (i) redes inteligentes (ii) mobilidade elétrica e (iii) armazenamento de energia elétrica, além de uma (iv) readequação de forma a torná-lo transversal e multidisciplinar.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto Sistemas de Energia do Futuro, parceria entre o MME e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha por meio da Cooperação Alemã, a GIZ.

Voltar

FAÇA PARTE

Quer se filiar à Federação?

Solicite seu cadastro em
fecoerusc@fecoerusc.org.br

IR PARA
TOPO