MENU
14/05/2021

Assembleia Geral FECOERUSC

Reuniram-se na Assembleia Geral Semipresencial da FECOERUSC, quinta-feira dia 13 de maio de 2021,  25(vinte e cinco) presidentes e delegados das filiadas/SC, através de vídeo conferência pela plataforma Zoom, cuja síntese apresentamos:

A partir das 10h30m – Iniciou-se Assembleia Geral da Federação em 3º e última chamada: Sob a coordenação do presidente Walmir Rampinelli, abriu os trabalhos compondo a mesa presencial com alguns membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Gerente, solicitando ao Secretário Evaldo de Oliveira – Presidente da Cergapa,  para fazer a leitura do edital de convocação:

Item I da Ordem do Dia: a) Apresentação do Relatório da Gestão – Fez-se  homenagem de um minuto de silêncio aos ex-presidentes (in-memorian), Nilso Pedro Pereira – Cerpalo/FECOERUSC; Bertolino Boing – Cooperzem; Genésio Goulart – Cergal;  Ricardo Bitencourt – Cermoful;  Danilo Niehues – Cegero; e delegado Junto a FECOERUSC, Julio Cezar Beloti - Coopera.

Fez-se a leitura da mensagem da Administração, as informações das atividades do exercício e desempenho do setor elétrico e das filiadas, pelo gerente Adermo Crispim,  complementada pelo presidente Walmir Rampinelli;

b) O Balanço Patrimonial e Demonstrativos de Resultados do Exercício de 2020,  foi apresentados pelo contadora Mariza, do Escritório da RG Contadores. Colocado em votação pelo Sr. Francisco  Niehues, secretariado pelo Delegado da Federação Luiz Frederico de Souza da CERPALO,  foi  aprovado por unanimidade;

c) Plano de Trabalho e fixação da Contribuição Social e Estatutária de Junho de 2021 a abril de 2022 e respectiva previsão orçamentária. Fez-se  apresentação do plano de ação para 2021/2022,  e para  fazer face a programação apresentada, decidiu-se manter  os valores da taxa de manutenção à FECOERUSC, do exercício anterior, e o repassar a contribuição da Infracoop com reajuste de 11%, em relação ao exercício de 2020;

Item II da Ordem do Dia: Destinação das Sobras do Exercício de 2020 - Informou aos presentes que após destinação ao Fundo de Reserva e ao Fundo de assistência Técnica, Educacional e Social, a administração propôs que fosse destinado:  50%  a conta de reserva legal,  e  50%  na divulgação do Ramo de Infraestrutura – Cooperativas filiadas a  Federação”.  Em votação, a Assembleia decidiu por unanimidade  acatar a proposta da administração;

Item III da Ordem do Dia: Tratou-se da eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2021.

Foi apresentada apenas uma chapa, no prazo legal, colocada em votação foi aprovada pelos delegados presentes na assembleia, sendo a seguinte composição:

Conselho Fiscal Efetivos:

Jonnei Zanette ................................. - CERSUL

Saulo Weiss ..................................... - CERAL

Gelson Be Bento ............................  - CERGAL           

Conselho Fiscal Suplentes:

Patrik Alencar Homem .................... - CEPRAG

Luiz  Frederico de Souza ................ -  CERPALO

Adelar  Machado.............................. -  CEJAMA

Item IV da Ordem do Dia: Fixar o Pró-Labore do Presidente e Cédula de Presença para os demais membros do Conselho de Administração e Fiscal.  Apresentou-se  a situação atual e  a proposta da administração foi pela manutenção dos valores. Colocado  em votação, foi aprovado por unanimidade dos delegados presentes.

Item V da ordem do dia: Por fim o presidente tratou sobre: Assuntos Gerais – Fez uso da palavra o presidente da CERAÇÁ, e representante do Ramo na OCESC,  parabenizando a administração pelos conquistas durante o exercício, afirmando sobre a disposição do Sistema, estar integrado com o Ramo nas demandas  que  forem apresentadas.

Também se manifestou o presidente da  CERGRAL, João Vanio, que pediu que a Federação faça acompanhamento sobre a evolução da energia  gerada na área das coopeativas para termos conhecimento e podemos reivindicar tratamento justo com as cooperativas distribuidoras de energia elétrica.

Na sequência fez uso da palavra o presidente diretor e presidente da COOPERMILA, Alcimar Debrida, que demonstrou preocupação com os preços da energia adquirida e dos riscos com  a migração de grande consumidor para o mercado livre. Sugeriu que a Federação implante uma comercializadora de energia.

O presidente da CERGAL, Gelson Bento, enalteceu o papel  da representação da Federação e a necessidade  de  manutenção da união entre as co-irmãs, do papel desempenhado pela Federação perante os parlamentares simpatizantes com as nossas causa,  tão necessário no momento de profundas transformações que passa o setor  elétrico.

O gerente Adermo Crispim, informou que o Presidente Rampinelli, foi eleito para vice presidente da Infracoop. Disse também que a Revista das Cooperativas fará divulgação do Ramo na próxima edição de Junho. Vão procurar as cooperativas para obter informações sobre ações que vem desenvolvendo. Como se trata de  canal específico  do cooperativismo,  com grande repercussão no estado e fora dele,  pede-se dar atenção quando forem procurados.

O  presidente Walmir Rampinelli, informou que vem tratando com a INFRACOOP, sobre a criação de uma comercializadora de energia. Também que  até o momento, 20 cooperativas do Sistema Infracoop, adquiram energia no mercado livre, a preços competitivos: 06 de SC; 09 do RS e 05 de SP.

Por, fim o presidente Rampinelli,  agradeceu a presença dos dirigentes e delegados na assembleia geral, que as informações da prestação de contas do execicio de 2020, esta disponível, no endereço www.fecoerusc.org.br/age2021 

Voltar

FAÇA PARTE

Quer se filiar à Federação?

Solicite seu cadastro em
fecoerusc@fecoerusc.org.br

IR PARA
TOPO